http://animehqemfoco.blogspot.com/

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mike Deodato, artista paraibano ganha um livro de arte pela Marvel.




A Marvel Comics acaba de colocar em pré-venda o livro The Marvel Art of Mike Deodato, parte de uma série de livrões de arte com os principais artistas da editora – e o primeiro dedicado a um brasileiro, Mike Deodato.
Até agora, a editora já lançou livros neste estilo dedicados a Joe Quesada e ao pintor-capista Marko Djurdjevic. Eles têm formato horizontal, 240 páginas em papel especial, capa dura e um texto sobre a carreira do artista, escrito pelo jornalista especialista em Marvel John Rhett Thomas. O pacotão é caro: US$ 49,99 (R$ 86).
Paraibano de Campina Grande, Deodato Taumaturgo Borges Filho – ou Mike Deodato Jr., seu pseudônimo – é hoje, aos 47 anos, um dos mais consagrados desenhistas estrangeiros em atividade no mercado americano de HQs. E o reconhecimento veio da própria Marvel, onde Deodato trabalha desde 1995: em julho, a empresa lança “The Marvel Art of Mike Deodato”, livro que reúne os seus melhores desenhos. Antes dele, só dois artistas gráficos receberam a honraria. “É um presente que nunca vou esquecer”, diz Deodato.
Atual ilustrador da revista “The New Avengers”, Deodato mantém uma rotina disciplinada. Ele trabalha sempre em casa, em João Pessoa, das 6h30 às 22h, “com alguns intervalos para academia, almoço, uma soneca rápida à tarde e uma ou outra série de tevê”. Ao final do mês, entrega 22 páginas e uma capa a partir de um roteiro da editora. O trabalho toma tempo, mas já foi maior.
No auge de sua produção, Deodato desenhava quatro revistas por mês pela Marvel e ainda acumulava trabalhos paralelos: “Tinha medo de recusar e nunca mais me chamarem.”




“Sempre sonhei em ter um livro desses. Eu podia ter feito como muita gente faz, produzi-lo eu mesmo, mas não teria o mesmo gosto que é de ser feito pela Marvel. É o terceiro que eles fazem e fico muito orgulhoso de estar entre Joe Quesada e Marko Djudjevic.”
“Vai ser lançado na San Diego Comic-Con 2011 e estou preparando uma capa dupla com os personagens que mais marcaram minha carreira. Acho que só fiquei mais emocionado com uma revista minha quando lancei meu primeiro fanzine, e lá se vão trinta anos...”, completa o artista, que mora em João Pessoa, na Paraíba.



Filho de um cartunista, ele já trabalhava para editoras de HQs e agências de publicidade quando teve a sua primeira chance no mercado americano, em 1991. Mas era ainda para um selo pequeno. Na sequência, a DC Comics o contratou para dar contornos à Mulher-Maravilha – as vendas triplicaram. Daí para a Marvel foi um pulo. A intensa atividade lhe rendeu um bom dinheiro, mas fez a qualidade cair. Seu contrato não foi renovado e isso o obrigou a criar desenhos eróticos. A virada se deu em 2002, quando a mesma Marvel lhe chamou para dar um upgrade no personagem de Hulk. “Foi um recomeço, com mais refinamento e maturidade, menos produção e mais qualidade”, diz Deodato.
Deodato diz ainda que o livro virá com comentários de grandes nomes da Marvel sobre seu trabalho – inclusive de Stan Lee. Atualmente o artista desenha a série Secret Avengers.

-Trecho de textos retirados do Site da Istoé e do Site Omelete.com-



Parabéns Mike Deodato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!! Obrigada por ler o que eu postei. Aceito também sugestões e críticas. ^^